sábado, 21 de setembro de 2013

Personalizando seu Eclipse IDE.

Eclipse é um IDE bastante usado entre os programadores JAVA que trabalham desenvolvendo para Web - https://pt.wikipedia.org/wiki/Eclipse_(software). Além de ser gratuito ( pode ser baixado aqui - http://www.eclipse.org/downloads/), esta IDE é acredito a mais utilizada entre os profissionais deste segmento de mercado de TI, além de empresas. Não vou abordar aqui sobre a ferramenta, como instalar, configurar, etc. Este post é voltado para quem já conhece e trabalha com a ferramenta ou acabou de instalar, configurar e a está conhecendo e não gostou muito da cara meio "antiga" dele. O Eclipse possui um rostinho muito padrão "sem graça". Além de cores conservadoras ele também possui a tela de desenvolvimento de códigos branca brilhante de forma que muitas vezes trabalhar com ele por horas se torna cansativo além de chato. Para animar ou re-animar os profissionais que trabalham com esta IDE e nunca tiveram a curiosidade de correr atrás de temas ou mudar as cores da janela do programa este post aqui vai mostrar pra vocês uma forma simples e rápida que descobri pra fazer o meu Eclipse (eu uso a versão Juno SR2, mas serve em todas), ficar igual a imagem abaixo:
Muitos desenvolvedores não gostam do tema escuro mas eu gosto bastante e este acima é um tema criado por Roger Dudler (http://blog.rogerdudler.com/) que com apenas um arquivo java faz com que todo o seu Eclipse se torne um Eclipse do lado negro da força. 
Além dele, para a área de edição de códigos, iremos usar outra ferramenta também criada pelo mesmo Roger Dudler junto com Felix H. Dahlke. O Eclipse Color Theme (http://eclipsecolorthemes.org/). 
O Eclipse Color Theme é pré-requisito para instalar o tema UI (User Interface) que deixará todo o seu Eclipse preto. Acesse o endereço http://eclipsecolorthemes.org/?view=plugin
para que possa visualizar as formas de efetuar o download do plugin. Nesse post vou usar a forma mais simples de todas que é acessando este endereço:
Com seu eclipse aberto, clique na opção "Help" do menu superior e "Eclipse Marketplace", veja a imagem abaixo:
Após isso e com a página http://marketplace.eclipse.org/content/eclipse-color-theme, aberta, clique no ícone com a seta do mouse e escrito "install" e arrasta para cima da janela que se abriu do seu eclipse e aguarda para continuar a instalação. 
Após instalar. Você já poderá mudar em seu Eclipse o tema da área de edição. Eu escolhi o Tema do Editor de códigos Sublime Text 2 porque já trabalho com ele e com isso fica uma coloração de códigos alinhada com meu costume. 
Para mudar o tema vá no menu superior em :
Window  --> Preferences 
Na janela que se abre, clique em :
General -->Appearence --> Color Theme
Veja a imagem abaixo, poderá ver todos os temas de cores para a área de edição. 
Eu escolhi o tema Sublime Text 2 como selecionado, mas você poderá escolher o que quiser e mandar aplicar. Com isso teremos apenas nossa área de edição de códigos com o tema aplicado. 
Agora podemos instalar o Tema UI que deixará toda a estrutura do eclipse preta. Para isso, vamos baixar o plugin que deixará seu Eclipse Preto (como na imagem acima). Vá ao Site que o Dudler criou o tema UI (porque muda a "User Interface") - http://rogerdudler.github.io/eclipse-ui-themes/
Baixe o arquivo ZIP que ele disponibiliza para download abaixo do título "Installation". Deixo o link abaixo para facilitar. 
Após baixar este arquivo descompacte ele escolhendo a opção "Extract Here" ou "Extrair aqui" o que deverá criar uma pasta chamada "plugins". Recorte esta pasta e cole dentro da pasta "dropins" na raiz da pasta de seu eclipse. Reinicie o Eclipse depois de colar. 
Ao abrir ele novamente vá até o mesmo caminho anterior para acessar o gerenciamento da aparência. No menu superior, acesse: 
Window  --> Preferences 
Na janela que se abre do lado direito, na aba "Theme:" Clique na aba de rolagem onde mostrará as opções de "Theme" e escolha o tema " Dark Juno" e temos ai o seu novo Eclipse com nova cara. 
Bom trabalho a todos, espero ter ajudado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário